Tipos de Aquíferos

Aquífero livre (ou freático) - Aquífero que é limitado inferiormente por uma camada impermeável ou semipermeável que serve de base a uma zona superior, permeável, saturada em água que está à pressão atmosférica.

Aquífero semiconfinado – Aquífero cujo topo e/ou a base é constituída por um material não totalmente impermeável, permitindo uma circulação vertical de água, muito lenta, que possibilita a sua alimentação.

Aquífero confinado – Aquífero que é limitado, no topo e na base, por formações impermeáveis. Toda a espessura do aquífero está saturada de água e a pressão no seu interior é superior à pressão atmosférica.


Aquíferos Porosos - Os aquíferos onde a água circula através dos espaços vazios (poros) entre os grãos que compõem as rochas (ex. rochas detríticas).


Aquíferos Fracturados – Os aquíferos onde a água circula ao longo de fendas, fracturas, falhas ou outras descontinuidades, em rochas ígneas e metamórficas.

Aquíferos Cársicos – Os aquíferos onde a água circula em cavidades originadas por dissolução de calcários (e mais raramente de gesso e sal gema). A dissolução acontece por infiltração das águas pluviais ao longo de fendas ou outras aberturas, onde circulam, alargando-as constantemente, o que contribui para o aumento da circulação subterrânea e para a contínua intensificação deste processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário